segunda-feira, 2 de julho de 2018

Quando fico doente, não quero amigos me terapeutizando

Quando fico doente, não quero amigos me terapeutizando
Um terapeuta tem que saber a hora certa de atuar. Tem coisa mais chata do que você não estar conseguindo sequer respirar, tossindo sem parar, com aquela dor infernal no corpo inteiro e sua amiga/colega terapeuta ou "metida a", ou mesmo um familiar,  lhe dizendo com todas as letras que "a culpa é sua" ou "você tem que ver de onde está vindo isso", ou "o que você não está querendo ver" ou...???
Quem está doente quer e precisa de acolhimento, de colo, de compaixão, de canja quentinha, mas não precisa de discurso de revista de saúde, de artigo lido ao acaso numa viagem de avião.
Quem está doente, muitas vezes, só quer ficar quietinho, sem precisar falar, o que dirá dissecar sintomas e fazer buscas em vidas passadas!!!
Quem está doente, num primeiro momento, não gosta nem mesmo de atender telefone, de responder recados no watts, no insta, no face, ou sei lá o que.
Apoie, busque ajudar, mas não queira curar seu amigo/a. Dependendo de sua personalidade congênita, aspectos culturais, tradições de família, etc., talvez tudo o que você possa fazer é perguntar se a pessoa precisa e QUER ajuda.
Estou acompanhando uma grande amiga com um problema sério de saúde (mas em recuperação) desde abril; trabalho como terapeuta holística há 15 anos, mas desde o primeiro momento em que ela me sinalizou com seu problema, venho acompanhando-a, dando apoio, aplicando-lhe Reiki também, mas sem sequer aventar a hipótese de buscar em seu Inconsciente as causas de sua doença. 
Esse não é o momento! Neste momento cabem cuidados, carinho, conversas amenas, apoio, reiterar-lhe de que tudo vai ficar bem, sinalizar-lhe com o céu azul, com o sol brilhando, sinais alvissareiros de um belo porvir. Mas só.
Para mim,  Amor de verdade inclui respeito, solidariedade, compaixão, alegria e silêncio